Radiofrequência lombar  

Radiofrequência Lombar


Ablação de radiofreqüência lombar para tratar dor nas articulações da facetas lombares:

Quais são as articulações facetárias lombares?

As articulações facetárias (também conhecidas como articulações zigoapofisárias) são estruturas emparelhadas na parte posterior de cada vértebra (ossos da coluna vertebral). As articulações facetárias, como outras articulações no corpo, formam uma unidade de movimento de trabalho que permite o movimento entre duas vértebras.

Portanto são articulações sensíveis ao impacto e a causa da síndrome facetária pode estar relacionada à prática esportiva.

O termo "lombar" refere-se à parte inferior das costas.

Semelhante às articulações do ombro ou do joelho, as articulações de facetas lombares são cercadas por uma cápsula que banha as partes móveis através de fluido lubrificante.

Por que as articulações de facetas lombares se tornam dolorosas?

Quando uma articulação facetária está lesionada, os sinais de dor das articulações facetárias viajam ao longo dos nervos sensoriais chamados de ramos mediais para a medula espinhal e depois para o cérebro. 

A lesão pode envolver a cartilagem (cobertura escorregadio das extremidades dos ossos), a cápsula ou os ligamentos que circundam a articulação e conectam-na nas outras partes da coluna vertebral. 

Além disso, a lesão articular/dor também pode causar espasmos causais através de um "reflexo natural". A localização da dor depende de qual faceta articulada foi acometida. A localização da dor pode variar de sua parte inferior das costas para os glúteos.

Como é diagnosticada a dor nas articulações da face lombar?

A dor nas articulações da face lateral lombar pode ser difícil de ver em raios-X ou ressonância magnética (exames de ressonância magnética). Necessita comprovação por história clínica e exame físico. 

Antes de se considerar uma ablação de radiofrequência lombar (RFA lombar), o médico irá realizar um exame clínico e pode recomendar um procedimento de diagnóstico para bloquear temporariamente o nervo do ramo médio para identificar a origem da dor (bloqueio teste) e confirmar o diagnóstico de síndrome facetária.

O que é uma ablação de radiofrequência lombar?

Uma RFA lombar é um procedimento que usa ondas de rádio para impedir o nervo do ramo medial lombar de transmitir sinais de dor da articulação de facetas feridas para o cérebro.
Antes do procedimento:

Deverão ser evitados medicamentos anti-inflamatórios e fitoterápicos que não sejam de conhecimento do médico cirurgião:

- Não podem ser consumidos medicamentos anticoagulantes ou que predisponham sangramento;

- Recomenda-se jejum de oito horas, pois o procedimento é realizado impreterivelmente sob sedação para maior conforto ao paciente;

- Devem ser realizados exames laboratoriais para evitar situações de risco desnecessárias
O procedimento de radiofrequência facetária;

O procedimento exige que uma agulha seja inserida através da pele e guiada com raios-X no local correto que cobre o nervo da ramificação medial. Após é realizada a neuromodulação com ondas de radiofrequência e injetado solução corticoide nas articulações facetárias.

O procedimento é feito sob radioscopia e sem cortes na pele.

Todo o procedimento tem o tempo médio de duração de 20 a 30 minutos.

.Os riscos potenciais incluem, mas não estão limitados a infecção, sangramento, lesão nervosa, aumento da dor temporária.

Após o procedimento:

Na maioria dos casos, o paciente poderá ir para casa no mesmo dia do procedimento;

Pode haver reação ao corticoide utilizado para inibir a inflamação facetária;

Pode haver dor no local da incisão de característica inflamatória por até 7 dias;

O paciente pode voltar ao trabalho em cerca de 3 dias (consulte o seu médico porque os tempos de recuperação variam dependendo da sua condição, ocupação, etc.);

Devem ser evitados longos períodos sentado, flexão, torção e levantamento durante quatro semanas;

É necessário realizar fisioterapia para tratamento da patologia facetária em todos os casos.

Dependendo dos casos pode haver diminuição da sensibilidade muscular lombar persistente por até 12 semanas.

● Se você está tomando um anticoagulante, por favor, ligue para seu médico de cuidados primários ou cardiologista e pergunte se é seguro parar a medicação. Eles vão instruí-lo sobre como pará-lo quando é hora de sua injeção. Isso irá diminuir a probabilidade de complicações hemorrágicas.

● Reveja honestamente todos os seus medicamentos conosco antes do procedimento de RFA lombar.

Por favor, informe nossa equipe sobre quaisquer mudanças de medicação.

● Por favor, informe-nos se você teve febres, tratamento antibiótico, qualquer doença ou
Hospitalização nas últimas 4 semanas.


Retornar

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta