Hérnia do Disco Lombar  

Hérnia Discal Lombar 

 

A hérnia de disco lombar é uma condição neurocirúrgica e até ortopédica muito frequente e importante, que afeta os discos intervertebrais da coluna vertebral, que funcionam como verdadeiros amortecedores. A patologia se dá quando há o rompimento desse ânulo fibroso e o conteúdo gelatinoso interno, chamado de núcleo pulposo, sai através de uma fissura na membrana.


Com isso, as raízes nervosas que passam pelo espaço intervertebral comprimem-se, causando os sintomas clínicos característicos da hérnia discal: dor lombar normalmente associada à irradiação para os membros inferiores, diminuição de força muscular destes membros e formigamento nas pernas. O paciente deve continuar com sua rotina de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para a região lombar e cadeia muscular posterior, além de tomar os devidos cuidados com o posicionamento do corpo para levantar qualquer peso a partir do solo. A dica é manter os pés ligeiramente abertos e próximos ao peso, joelhos flexionados, costas retas e não levantar um peso maior do que esta posição permite.


Uma boa solução é entrar num programa de fortificação muscular, com ênfase para as regiões lombar e abdominal, além de sessões de fisioterapia para a melhora da dor e do condicionamento muscular.


Outra recomendação é alternar a corrida com atividades aeróbicas alternativas, como a natação, que não tem impacto sobre a coluna e mantém o condicionamento cardiovascular. Isso permite um descanso para as estruturas músculo-esqueléticas da coluna, que recebem uma carga de peso significativa com a prática da corrida. As vezes os Bloqueios Anestésicos podem ajudar na crise aguda para dar condições de reabilitação. 


As alternativas cirúrgicas , quando falharem os tratamentos conservadores, devem ser ponderadas juntamente com seu médico assistente que em conjunto vai decidir a melhor forma de tratar.


Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta